Vencendo o espírito da miséria

  • João 1: 2

Prosperidade significa ter tudo o que precisamos para cumprir o propósito de Deus em nossas vidas.  A prosperidade na Bíblia não se limita ao dinheiro.

Aqui estão alguns dos significados básicos da palavra prosperidade: “Ter progresso; ter sucesso; ter lucro; crescer; ser rico; fazer grandes coisas; ter uma visão; agir com sabedoria; integridade; segurança; saúde.”

1) Deus quer prosperar Seus filhos?

Gn. 1: 27-28

Ao estudarmos a Bíblia, não podemos chegar a outra conclusão senão que Deus deseja prosperar os Seus filhos. Quando Deus criou a Terra, Ele a criou extravagantemente cheia de abundância. Ele não criou o Jardim do Éden para que Adão e Eva mal tivessem o suficiente para passar os dias. O Senhor criou tudo em abundância para eles desfrutarem. Isso nos mostra que a generosa e a abundância fazem parte da natureza de Deus.

Salmos 35:27

Essa promessa fala sobre a geração dos justos. Somos justiça de Deus por meio de Cristo Jesus. Esta escritura expressa lindamente o coração e a vontade de Deus de  que Seus filhos prosperem.

Como o desejo de Deus é prosperar os Seus filhos, não precisamos  ficar ansiosos pela prosperidade, mas sim crer no desejo de Deus de abençoar os Seus filhos.

2) A prosperidade vem de Deus?

Gn. 12: 1-2

Deus apareceu a Abraão e disse-lhe que o abençoaria, não foi ideia de Abraão pedir a Deus para abençoá-lo. Foi ideia de Deus.  Ao dizer a Abraão que Ele o abençoaria, Deus expressou o desejo de Seu coração, que era abençoar os Seus filhos.

Ao estudarmos a vida de Abraão, vemos que Deus o tornou muito rico. Portanto, a bênção de Deus não foi apenas uma benção espiritual; mas também foi uma bênção material.

Gn. 39:3-4/23

Mesmo quando José estava em escravidão, tendo sido traído e vendido por seus próprios irmãos, Deus estava determinado a prosperá-lo.  Sua prosperidade obviamente não estava relacionada a seus talentos e dons, mas vinha diretamente de Deus.

Esta é uma verdade importante para nós entendermos. Não precisamos confiar em nossa própria força, sabedoria e talentos para prosperar. A verdadeira prosperidade vem apenas de Deus, não depende das circunstâncias naturais.

3) Qual a promessa de Deus para Seus filhos?

Dt. 30:5

Cristo pagou o preço para que possamos viver tendo acesso a todas as bênçãos e provisões de Deus.   Somos libertos da maldição da lei e herdamos todas as bênçãos de Deus através de Cristo Jesus. Toda prosperidade pertence a nós porque Cristo cumpriu toda a lei, herdando todas as promessas e agora nós estamos em Cristo pela fé. (Dt 28: 1-13)

4) Rejeite o espírito de pobreza

Dt 28:29

O desejo de pobreza não é sinal de humildade. Eu acredito que é exatamente o oposto; É um sinal de orgulho. Por que orgulho? Porque o orgulho rejeita a bondade de Deus. A humildade recebe. (Pv. 13: 18)

Você pode realmente ser rico e ainda viver com uma mentalidade de pobreza ou sob a influência do espírito de pobreza. O espírito de pobreza fará com que você acumule sem desfrutar e viva sempre com medo do futuro.

5) Rejeite a maldição da lei

Gálatas 3: 9-14

Você vive sob a maldição de Adão, ou sob a benção de Abraão?

Na maioria das vezes, os cristãos têm uma mentalidade mundana, uma falsa expectativa de que, de acordo com o suor das suas mãos, será sua prosperidade.A verdade da palavra de Deus é que nossa riqueza vem do Senhor. (Gn.14: 22-23)

Pela fé, as bênçãos de Abraão pertencem a você. Você não pode trabalhar por elas. Você não pode fazê-las acontecer por seu próprio esforço ou força; Você só pode recebê-las pela fé.

6) Rejeite a ansiedade

Filipenses. 4: 6-7

Jesus deixou bem claro que não devemos nos preocupar com nada material.  Portanto, preocupar-se é pecado. Se você não lança suas preocupações sobre Deus, isso significa que você não se humilhou, portanto você está caminhando no orgulho.

A obra já esta consumada, por isso você precisa andar no descanso. Mas, precisamos ser pró-ativos rejeitando a preocupação, a ansiedade e aprendendo a confiar completamente Deus. (1Pedro 5: 6-7)

Conclusão

Mateus 7:7-11

Um dos problemas para receber a bênção de Deus é que não entendemos a natureza extravagante da bondade de nosso Pai Celestial. Ele não quer nos dar apenas o suficiente para sobreviver. Ele quer nos dar uma vida abundante.

Vamos crer que já recebemos toda a prosperidade que precisamos através da obra consumada na cruz. Agora, nós só precisamos tomar posse dela pela fé. Somos filhos de Deus e a vontade do Pai é nos prosperar.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nosso Facebook