Honramos a Deus, através das primícias

Adquira essa mensagem em MP3



HONRAMOS A DEUS ATRAVÉS DAS PRIMÍCIAS

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3.9-10)

Temos falado nesses dias sobre vida financeira segundo a Palavra de Deus. Sabemos que um dos princípios fundamentais na Palavra de Deus e na vida cristã é o de que o primeiro é de Deus, por isso devemos honrá-lo com os nossos bens e com as primícias de nossa renda,

Hoje veremos alguns exemplos bíblicos sobre PRIMÍCIAS e aplicaremos eles em nossas vidas:

Em primeiro lugar vejamos:

1- O EXEMPLO DE ADÃO E EVA: Gn 2.16-17

Hoje, vamos aprofundar um pouco mais neste exemplo de PRIMÍCIA. Saibam que Deus não tenta ninguém (Tg. 1:13). Alguns erroneamente pensam que a árvore colocada por Deus no jardim do Éden era tentadora, mas isso não é verdade. A árvore do conhecimento não era para o homem, Deus a havia separado para si. Quando Deus separou algo exclusivamente para si ele estava mostrando ao homem que ele é o Senhor.

Deus deu ao homem poder e autoridade para sujeitar, mas havia algo que estava acima de sua autoridade. Eles deveriam ser lembrados pela proibição que eles eram comandados por Deus.

Quando comeram do fruto eles tomaram algo que era de Deus e o resultado foi à morte. Portanto se as primícias é uma forma de honra, quando tomamos as primícias para nós desonramos a Deus!

Em segundo lugar, vejamos:

2- O EXEMPLO DE ABRAÃO E ISAQUE – Gn 22.2-12

Houve um momento em que Deus precisou comprovar o lugar que possuía na vida de Abraão. Ele queria provar se ocupava de fato a posição de primeiro na vida daquele homem.  Senhor disse que Isaque era o único filho de Abraão o que significa que Ismael não foi contado. Sendo o único ele era também o primeiro e sabemos que todo o primeiro pertence a Deus. (Gn 22.2-12). Deus poderia exigir o primeiro de Abraão e quando ele resolveu dá-lo sua fé foi comprovada. Dar o Isaque não significa apenas, dar o melhor ou o sacrifical, mas significa dar o primeiro.

Porque o primeiro honra a Deus!

Em terceiro lugar, vejamos:

3 – O EXEMPLO DO PRIMOGÊNITO: Êx. 13.1,2

No VT, Deus queria ser o Senhor sobre o povo e para estabelecer isso ele instaurou o Tabernáculo, as festas, a lei, o sacrifício e a lei das primícias. O primeiro pertence a Deus. (Ex 13:1-9). O primogênito é consagrado ao Senhor e aquilo que é consagrado a Deus é santíssimo e não pode ser tomado por meio algum. (Lv 27:26-28). Deus não queria a ovelha mais gorda ou a mais bonita, ele queria a primeira.

Não poderia ser a segunda ou a oitava, pois assim ele não seria o primeiro. Deus somente é Deus se ele for o primeiro. Você se casaria com alguém que dissesse: eu serei fiel há você 360 dias por ano, mas eu quero 5 dias para fazer o que eu quiser sem ter de prestar contas das minhas ações?

Em quarto lugar, vejamos:

4 – O EXEMPLO DE ACÃ: Js 6.18-19

A primeira cidade a ser conquistada em Canaã foi Jericó. O Senhor disse que todo ouro e toda prata daquela cidade seria dele, porque era a primeira (Js 6:18-19). Mas uma vez, nós vemos que tudo o que é primeiro é de Deus. Como Acã desonrou a Deus, tocando na parte do Senhor, veja a conseqüência que ele sofreu.

Veja que a partir da segunda cidade os despojos poderiam ser divididos entre o povo. Deus só proibiu de pegar os despojos de Jericó, que era a primeira conquista. Os despojos daquela cidade era santo e consagrado e nenhum homem poderia pegar. Deus faz questão de deixar claro que o primeiro de tudo pertence a Ele.  

Em quinto lugar, vejamos mais uma vez:

5 – O EXEMPLO DE ABEL E CAIM – Gn 4.3-5

Observe que a oferta de Abel foi das primícias do rebanho, mas a oferta de Caim não foi das primícias da sua colheita. Este é um dos motivos pelo qual a oferta de Abel foi aceita e a de Caim rejeitada. Deus somente aceita o primeiro e somente quando ele é colocado em primeiro lugar. A oferta de Caim não procedeu de fé, pois ele trouxe ao Senhor algo depois de algum tempo, ou seja, depois de ajuntar alguma colheita.

Mas Abel trouxe as primícias, ou seja, ele não esperou ter mais para ofertar ao Senhor. Ele deu o primeiro antes do segundo vir. Deus só é honrado se ele for colocado em primeiro lugar. Se você fizer isso, poderá contar com a sua bênção. Mas se você o desonrar colocando os seus interesses antes dos interesses de Deus, você sofrerá as conseqüências de sua desonra.

Conclusão: Tudo o que Deus quer é ser honrado, sendo colocado em primeiro lugar na sua vida. E o maior teste para saber se Deus está em primeiro lugar em sua vida, é a sua atitude com relação aos seus dízimos e suas ofertas.

MAS DE FORMA ESPECIAL, COMO O PASTOR JADSON DISSE: COM AS OFERTAS DAS PRIMÍCIAS!

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nosso Facebook