Está consumado!

Adquira essa mensagem em MP3



João 19:30

Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Esse é o versículo mais importante da Bíblia. Ele define a Nova Aliança. Todavia para muitos, isso ainda não é uma realidade. Para muitos filhos de Deus isso ainda não foi consumado. Existe uma sensação de débito, de cansaço, de peso! Ainda estão tentando merecer. Se esforçando para receber. Por mais que tentem, não conseguem. A sensação então e de frustração e decepção.

Efésios 1:3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

Você já está abençoado! Já foi consumado. Você realmente acredita nisso? Para vivermos a realidade da Nova Aliança precisamos aprender a caminhar de 4 maneiras. E muito importante que você mantenha esses quatro caminhos na ordem que eu lhes apresentarei:

  1. Pensar na Nova Aliança 

Caminhar na Nova Aliança começa na mente. A batalha sempre começa na sua mente. A mente e o campo de batalha do crente. Nossa mente foi condicionada para pensar o mal. Ele foi preparado para esperar, más notícias. O Evangelho são as boas novas de Deus para nós.

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;     (Colossenses 3:1-2).

A maioria dos cristãos não pensa em linha com a Bíblia, mas de acordo com as circunstâncias ao seu redor. Existe uma coisa que ninguém pode fazer por você. Ninguém pode escolher no que você vai pensar. Escolha pensar no que a Bíblia diz ser a verdade. Você sabe a diferença entre os fatos e a verdade? Os fatos são aquilo que se apresentam a nos diariamente. O que seria a verdade? A verdade é o que Deus disse na sua Palavra. Veja o exemplo: Eu sinto dor! Vou ao médico e sou diagnosticado com uma doença. Faço o exame e isso é um fato. A enfermidade e real e a dor verdadeira. Isso, porém não é a verdade! A verdade é aquilo que Deus disse em sua Palavra. Encontre o que Deus disse em sua Palavra a respeito do que você está sentindo ou passando e escolha em que pensar.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8)

Escolha agora em que pensar! O que você pensa determina o que você vai acreditar. Seus pensamentos vão afetar a sua fé! Ajuste-os rapidamente! Nossa mente precisa ser renovada para pensar de forma do Novo Testamento, da Nova Aliança!

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Se você pensar corretamente em linha com a vontade de Deus revelada em sua Palavra isso vai produzir uma fé correta. Exemplo: Eu estava com a garganta inflamada! Pensei: Resolvo fácil com um anti-inflamatório. Mas decidi pensar na Nova Aliança. Lembrei que Cristo já levou isso e decidi aplicar esses princípios. Era um fato, mas eu escolho pensar a verdade! Quando eu escolho a verdade então agora a minha fé e ativada na direção da Nova Aliança. Por que eu escolhi pensar assim agora a minha fé e ativada para as boas notícias.

  1. Creia na Nova Aliança

Está consumado realmente? Você crê nisso para o seu dia a dia?

Quando eu penso corretamente, ou seja, quando eu penso: Está consumado realmente! Você crê nisso e agora sua fé é ativada na direção correta. Nossa fé não é absurda! Ela não é estúpida. Nossa fé não é ignorante. Nossa fé e pratica e pode ser experimentada em cada área da nossa vida! Se eu decidi crer na Nova Aliança agora não vivo mais pela Lei e sim pela Graça! O que isso significa?

Gálatas 1:6-7

Perverter o Evangelho é mudar o seu sentido. O sentido do Evangelho são as boas novas de Deus em Cristo Jesus! Mudar isso é tornar boas notícias em más notícias. Viver pelo merecimento não é viver pela Graça e sim pela Lei.

  1. Confesse a Nova Aliança 

Para estar consumado você precisa aprender a confessar a coisa certa: A Nova Aliança! Isso tem relação com sua vida de oração diante do Pai. Se você apenas se achega para pedir então você não está confessando a Nova Aliança. “Sua oração deve ser um alinhamento do seu coração com o coração do Pai”

Então precisamos de uma renovação em nossa confissão! Como seria sua vida de oração se você não pedisse nada, ou não falasse de nenhum problema ou alguma necessidade.

Mateus 6:7

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Se você realmente quer experimentar do ESTÁ CONSUMADO, então aprenda a orar na Nova Aliança! A Velha Aliança sempre faz exigências, assim como a maioria de nossas orações. Você ouve sobre a Nova Aliança, você aprende sobre a Nova Aliança, mas confessa a Velha! Quando você diz ao irmão: “Deus abençoe!” Você está confessando a Velha. Ao invés de renovar a mente, você está tirando o novo e colocando o Velho. Isso não é tão simples assim! Dizem alguns. Claro que não. Somente pela fé isso é possível.

O novo diz:

Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

Todavia nossa confissão não está alinhada com essa verdade. Se não pensarmos em termos de Nova Aliança não creremos de acordo com essa Nova Aliança e por consequência não confessaremos isso! Você confessa aquilo que você pensa e crê! Nossa confissão precisa ser realinhada com a Nova Aliança!

Romanos 12:2

Já estou acostumado com a Lei. Aprendi a pensar assim por mais de 20 anos. Penso assim por um longo tempo. Cria assim por muitos anos. A Lei é sempre mais fácil! A Nova Aliança e superior. A Lei exige apenas obediência, mas a Nova Aliança exige apenas fé!

  1. Aja de acordo com a Nova Aliança 

Precisamos não somente pensar em termos de Nova Aliança, ou crer e confessar, mas também precisamos agir de acordo com o que pensamos, cremos e confessamos!

Tiago 1:22

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Os problemas e tribulações são apenas ferramentas para colocarmos em prática o que pensamos, cremos, confessamos sobre a Nova Aliança!  Jesus quis ensinar isso aos seus discípulos em Mateus 17, no monte da transfiguração.

Mateus 17:1-8

Jesus estava renovando a mente dos seus discípulos sobre a Nova Aliança, mas eles não quiseram ouvi-lo! Os discípulos preferiram ouvir os outros pregadores: Moisés e Elias. O que isso significa? Como isso funciona? Pedro queria colocar em comunhão Jesus, junto com Moisés e Elias! Quando Pedro quis fazer isso, imediatamente, Deus acabou com a reunião falando algo: “Este e o meu Filho Amado!”.

Mateus 17:5

Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

Qual era a lição? Ouça o Filho! Quando você ouve o Filho, Cristo, você se enche da Nova Aliança! Quando você ouve Moisés você se enche da Lei! Quando você ouve Elias você se baseia no poder! Quando você ouve o Filho você se enche da Nova Aliança e então sua mente e renovada. Pedro não aprendeu a lição de uma única vez! A mente dele ainda era de Moisés:

Mateus 17:24-26

Os filhos estão isentos da Lei! Isentos porque não querem obedecer? Não! Isentos porque vivem em uma Lei superior: A lei do espírito e da vida. Exemplo: Placa de não fumar no ambiente fechado. Isso é uma lei municipal. Todavia os filhos de Deus estão isentos. Tiago e João também não aprenderam de primeira:

Lucas 9:51-56

Tiago e João não ouviram o filho! Eles eram do time do poder. Eles eram discípulos de Elias. Você quer praticar a Nova Aliança? Ouça o Filho! Ao ouvir mais o Filho que Moisés você será livre da Lei! Ao ouvir mais o Filho que Elias você será de outro espírito! Quatro caminhos para Nova Aliança! Quatro maneiras de viver ESTÁ CONSUMADO!

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nosso Facebook