Os Benefícios do Jejum

Os Benefícios do Jejum

Adquira essa mensagem em MP3



Preparando-se para conquistar e vencer através do jejum.

Série de mensagens sobre o projeto de jejum 40 dias autorizados a prosperar.

Introdução:

Jejum e a Bíblia

Alguns cristãos pensam que não é bíblico jejuar como fazemos, essa pergunta é legítima e precisa de uma resposta bíblica. Será que o jejum é realmente bíblico e traz algum benefício para o cristão? O jejum é como uma bomba atômica dada pelo Senhor para destruir as fortalezas espirituais do diabo e liberar um grande reavivamento espiritual sobre nossas vidas e nossas células.

Há coisas que romperão em nossas vidas somente quando decidimos pagar o preço do jejum. Jesus disse que certas castas de demônios só sairão por meio da oração e do jejum! Na palavra de Deus, o jejum se refere à abstenção de alimentos para finalidades espirituais. O jejum bíblico não é greve de fome. Essa prática tem finalidades políticas. E não é dieta! Isso tem propósitos físicos.

O jejum bíblico sempre se concentra em finalidades espirituais.

Por que devemos jejuar?

O jejum é um exercício de grande valor espiritual quando usado corretamente. Infelizmente, muitos irmãos não tem conseguido compreender este valor.

Dois erros que se tem cometido hoje em dia:

  1. Desprezar a importância do jejum.  
  2. Alcançar algum mérito diante de Deus, através do jejum.
  • Mateus 9:14-15

Jejum é obrigatório?

Em Mateus 9:15, Jesus disse que depois que o noivo fosse tirado, os discípulos jejuariam. Esta é a mais importante declaração do Senhor Jesus sobre se os cristãos devem ou não jejuar. Não podemos dizer que Cristo nos tenha dado uma ordem específica para que jejuemos, mas está evidente que ele esperava que o fizéssemos.

Benefícios do Jejum

Precisamos entender que o jejum não muda Deus, mas muda o homem e as circunstâncias pelas quais ele ora e jejua. Deus não tem necessidade de jejuar, essa necessidade é daqueles que desejam romper com cadeias que estão amarrando sua família, suas finanças, a salvação de pessoas, restauração de casamentos e outras necessidades que temos em nosso dia-a-dia.

Ao estabelecer um jejum devemos estar atentos a algumas questões:

  • Confesse pecados antes e durante o período de jejum;
  • Libere perdão e faça restituição, se necessário;
  • Estabeleça alvos claros e mensuráveis;
  • Estabeleça o tipo e a duração do jejum.
  • Conheça os processos do jejum.

Listamos abaixo alguns benefícios que o jejum pode trazer para nossa vida:

  1. O jejum fortalece a nossa fé
  • Ester 4:1-16

Ester precisava de fé para vencer uma grande tribulação que se levantou contra o seu povo, então ela jejuou. Ester era uma camponesa. Não era ninguém especial, com dons especiais.

Para aquele propósito (vs.14) é que ela havia sido constituída por Deus rainha. Para livrar os seus familiares, sua nação. Será que Deus não colocou você onde está para ser um canal de benção e livramentos para os seus familiares, amigos e vizinhos.

Está faltando fé? Jejue! Sua fé vai crescer a medida que você jejua.

  1. Com jejum vencemos tentações
  • Mateus 4:1

Para vencermos certos tipos de tentações precisamos, antes, sermos preparados espiritualmente através do jejum. A maneira que o Espírito Santo preparou Jesus para vencer as tentações foi através do jejum e da oração. Você tem cedido à tentações? Jejue!

Se Jesus precisou jejuar para vencer tentações então nós também precisaremos. Você percebeu alguma área sensível em sua vida ao pecado, jejue especificamente por fortalecimento espiritual nesta área.

  1. Através do jejum passamos nos testes
  • Mateus 4:8

Jesus foi testado pelo diabo em 3 níveis:

  1. Provisão – Estava com fome; pedra em pão.
  2. Ministério – Desejo de Poder; pináculo do templo.
  3. Mundo – Desejo de fama e glória dos reinos do mundo.

Em cada um destes testes Jesus foi aprovado por Deus e nós temos sido? Jesus não estava de qualquer maneira, estava jejuando. O jejum tornará você sensível aos testes do diabo. O jejum abre os nossos olhos para circunstâncias que não estamos vendo. Ele aumenta o nosso discernimento espiritual.

Você quer passar nos testes? Jejue! Se você tem vivido dias de oportunidades em seu trabalho, família ou ministério, jejue. Seus olhos serão abertos para os testes que estão diante de nós.

  1. Durante o jejum inimigos caem
  • Mateus 17:19

Muitos irmãos têm permanecido anos e anos, derrotados porque não sabem usar a arma espiritual do jejum. Existem certos demônios que só sairão através do jejum e da oração. Muitos são fiéis dizimistas, presentes nos cultos e nas células, mas a vida financeira nunca muda, os familiares nunca se convertem, mas também nunca fizeram um jejum específico por este tema.

Há um demônio resistindo você? Jejue!

Não se entregue a passividade e a mesmice. Existe um Favor de Deus disponível para você. Comece o jejum. No começo é muito resistido, mas você vai ganhando fé a medida que o jejum avança e você verá diante dos seus olhos castas de demônios caindo.

  1. Jejum ajuda a vencer o desânimo

I Reis 19:8

Elias estava desanimado com a obra de Deus. Isso eventualmente acontece conosco. Qual deve ser nossa atitude? Depois de uma grande vitória (I Rs 18:19-40) sobre 450 profetas de Baal, Elias fugiu diante ameaças e pediu a morte. Elias entrou em um estado de depressão profunda. Deus começou um processo para restaurar Elias e este processo envolveu jejum.

Você precisa vencer o desânimo e a depressão? Jejue!

  1. Através do jejum obtemos revelação
  • Atos 9:1-12

Quando jejuamos, o nosso espírito se torna mais sensível às direções de Deus. Paulo estava desesperado, cego e não sabia o que fazer. Qual foi sua atitude? Começou a jejuar e orar. Se você está sem direção ou não sabe o que fazer em determinada situação comece a jejuar. Paulo era um recém-convertido, mas jejuou 3 dias sem comer e beber.

Enquanto Paulo jejuava, Deus estava levantando um discípulo para lhe abençoar. Você precisa de direção de Deus? Precisa de revelação sobre como agir em determinada situação? Jejue!

  1. O jejum trás confirmações divinas
  • Atos 13:1

Quando jejuamos, novas portas ministeriais são abertas diante de nós. Quando jejuamos podemos estar sendo preparados para algo muito maior do que aquilo que estamos pensando. Quando jejuamos, o Espírito Santo fala a nosso respeito com os demais irmãos e traz confirmação da obra que Ele, o próprio Deus, tem nos chamado.

Você tem sentido que Deus está levando você para um outro nível espiritual? Portas ministeriais estão adiante de você? Jejue!

Compartilhar:

  1. Entre no propósito do jejum consciente e com revelação da guerra espiritual, desafie os irmaos da sua célula a fazerem o mesmo.
  2. Escreva os seus alvos pessoais de oração para o jejum e leve a sua célula a fazer o mesmo. Ajude os irmãos caso haja necessidade a preencherem a sua ficha.
  3. Que tipo de jejum você vai fazer?
  4. Prepare a Ceia para sua casa e sua célula. Faremos a Ceia 21 dias, diariamente, em nossa casa e também cada vez que nos reunirmos como Igreja (Célula, Discipulado e Culto)
  5. Tenha os alvos da Igreja em mãos e também da sua rede para oração e intercessão. Vamos investir um tempo maior em oração em nossas células e cultos.
  6. Programe vir em um dos períodos de oração da igreja durante o jejum. Orar com os irmãos fortalece a nossa fé.
Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nosso Facebook